"Criando - Expondo"

A Descoberta Artística é a Suprema Descoberta

Segundo esta tese apresento o meu trabalho. Das áreas a escolher, escolhi a criação de um espaço arquitectónico. O meu trabalho é um edifício ligado, principalmente, às artes plásticas, onde tentei reunir várias oficinas e também um espaço para exposição. O edifício que criei tem uma planta elíptica e uma construcção em rampa. Há, contudo, uma parte cilíndrica, onde coloquei um pequeno auditório e casas de banho referentes ao local de exposição.

O edifício cresce em rampa, contornando e até ultrapassando, o espaço de exposição. Assim, o exterior define o interior. Na parte Norte do edifício há uma caixa de escadas que faz a ligação rápida de cada nível de rampa.

O espaço de exposição é todo ele amplo, sem qualquer interrupção no espaço, tendo aqui o objectivo de criar um espaço, cuidadosamente iluminado, moldelável às necessidades de cada exposição.

As oficinas estão equipadas com armários onde quase não se faz conta deles por planos com as janelas. As panelas recuadas têm como objectivo condicionar a luz, não luz muito forte, não luz muito fraca. O espaço das oficinas é todo ele amplo sem quaisquer divisões.

A planta elíptica é dividida por vinte seguindo um raciocínio mais ou menos complexo, baseado na construção e divisão da elipse.

As dimensões das janelas, portas, armários, lavatórios são baseadas no Modulor de Le Corbusier.
"Criando-Expondo" é um estudo funcional de um edifício.